Profissionais da Educação recebem capacitação sobre a Lei da Escuta Especializada

Os profissionais da educação de Descanso participaram nesta terça-feira, 06 de fevereiro, de mais um dia de formação, dessa vez sobre a Lei da Escuta Especializada que está sendo implantada no município desde o ano passado.

A lei tem como objetivo fundamental acolher crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, criando mecanismos para prevenir e coibir tais ocorrências, além de estabelecer medidas de assistência e proteção a menores em situações de violência.

A implantação da lei integra a rede de atendimento do município, que é composta por servidores da Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Pública, Conselho Tutelar e entidades municipais, e busca agilizar o atendimento às vítimas.

A capacitação, ministrada pela assistente social e multiplicadora do Estado em formação da Escuta Especializada, Taise Bortoluzzi Piasecki, vem ao encontro desse objetivo e busca habilitar todos os profissionais a realizar um trabalho conjunto com a equipe técnica.

O secretário da pasta, Máicon Rosin, destaca a importância desse momento. “Nossos profissionais possuem contato diário com as crianças, isso facilita na identificação de comportamentos e situações que devem ser averiguadas, além disso, todos irão atuar de maneira conjunta, cada um em seu papel, para garantir que o atendimento a crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência seja mais ágil e eficiente”, destaca.