Descanso-Santa Catarina

Descanso não é, como a primeira vista se afigura, um lugar de “descanso”, mas sim de trabalho e de progresso.

Originariamente denominou-se Linha Polonesa por serem dessa origem as primeiras famílias a chegar ao local, onde hoje situa-se a sede municipal. Mais tarde o nome foi mudado para Descanso, por ter em fevereiro de 1925 a Coluna Prestes ter “descansado” as margens do Rio Macaco Branco, nas imediações da atual cidade.

No local da sede, em 2 de fevereiro de 1935, chegaram as primeiras quatro famílias vindas de Casca, então município de Guaporé, Rio Grande do sul. As primeiras quatro famílias: Antonio Ciechanowski, José Wronski, José Pietroski e Thomas Graboski.

O meio de transporte usado pelas quatro famílias e acompanhantes, aproximadamente 30 entre pequenos e adultos, foi ao todo de oito carroças de tração. A viagem durou 12 dias.   

Na época era apenas sertão bravio, e a colonização só teve início em 1934 com a chegada dos primeiros colonizadores, a maioria de origem Polonesa vindos do Rio Grande do Sul. O objetivo destes colonizadores era a terra doada em troca de caminhos abertos, contudo, o objetivo principal era a extração da madeira de cedro e pinheiro.

Como em todas as cidades do extremo Oeste Catarinense, quem chegou primeiro foi o madeireiro, pela trilha da Coluna Prestes levava a madeira através do Rio Peperi-Guaçu até a Argentina. O colonizador veio após o madeireiro. A Empresa Madeireira de Chapecó – Peperi vendeu as primeiras 50 colonias para Martins Piaseski, Ludovico Wronski e Antonio Ciecanoski, que lideraram o primeiro núcleo formado no local.

Em 1953, com o desmembramento do Município de Chapecó, o distrito passou a pertencer ao município de Mondaí. Através da Lei Estadual nº 254 de 12 de setembro, é criado o município de Descanso, sendo instalado a 16 de dezembro de 1956. 

A semente do desenvolvimento fora lançada em terra fértil, assim germinou, cresceu e produziu bons frutos, e com o decorrer do tempo, novas famílias surgiram, embora tivessem de enfrentar dificuldades de todas as espécies, porém imbuídas de coragem, de confiança e a da certeza de vencer.

Descanso, pela produtividade do seu solo, pela sua pujança, pela potencialidade e valor de seu povo, tem todas as características que lhe asseguram um futuro promissor.

Conheça mais sobre a História de Descanso, pesquisando o livro do Professor e escritor descansense Eliseu Oro.