Conselho Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Descanso delibera sobre futuros projetos e investimentos

Membros do Conselho Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Descanso se reuniram para discutir uma série de assuntos cruciais para o desenvolvimento econômico de Descanso.

O prefeito Sadi Bonamigo expressou sua gratidão pela presença de todos os participantes. “Como representantes da sociedade e setores produtivos locais, a presença de cada um é de suma importância na tomada de decisões que impulsionarão o crescimento econômico de Descanso”, destacou.

Sob a liderança do presidente do conselho e secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Lauxen, um dos temas discutidos foi a evolução do movimento econômico do município nos últimos anos, apresentado por Jean Lorencini, responsável pelo setor de tributação. Houve um crescimento significativo em diversos setores, com destaque para a agricultura, que registrou um aumento de 11%.

Além disso, foi abordada a situação das empresas vencedoras dos últimos processos licitatórios de terrenos e pórticos da área industrial que já estão trabalhando ou em fase de construção, com exceção da empresa AMR, cujos investimentos foram temporariamente interrompidos devido a um trágico acidente que vitimou o sócio proprietário. Com isso, o conselho aprovou a prorrogação do prazo para a conclusão das obras, visando a instalação da empresa na área industrial.

Outro ponto discutido foi o projeto de lei para a extinção da servidão que dá acesso à indústria de madeiras Mergen, como parte da regularização do terreno. Também foram atualizadas as informações sobre a regularização e alienação de lotes ocupados por empresas na Área Industrial.

Em relação aos galpões em processo de retomada via judicial, foi decidido pelo Conselho realizar um processo licitatório para sua doação onerosa, seguindo o modelo já adotado nos últimos certames, que garante segurança jurídica ao investidor e ao município.

A proposta da empresa Pavi Lage para instalação em Descanso foi debatida, e o Conselho concordou em fazer esforços para atrair essa e outras empresas, inclusive considerando a criação de uma nova área industrial.

Conforme Lauxen, outro projeto em destaque foi o da empresa Cooper A1, que propõe a instalação de uma Unidade de Beneficiamento de Sementes no município. Após análise dos dados e objetivos apresentados, o Conselho aprovou incentivos para a empresa, que serão discutidos em futuras reuniões.

“Nossa reunião foi um passo importante rumo ao desenvolvimento de Descanso. Juntos, debatemos questões cruciais e deliberamos sobre incentivos econômicos e jurídicos que não só impulsionarão o crescimento econômico e social do nosso município, mas também criarão oportunidades de emprego e renda. Agradeço a todos os participantes por sua contribuição e comprometimento. Vamos continuar trabalhando juntos para construir um futuro ainda mais promissor para Descanso”, finaliza Lauxen.