Descanso entra em estado de epidemia de dengue

Nesta quarta-feira, 03 de abril, o município de Descanso declarou estado de epidemia de dengue. A medida foi implementada devido ao aumento significativo de casos da doença. Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Débora W. Magrini, a decisão foi comunicada pela Gerência Regional de Saúde e é uma resposta ao crescente número de casos confirmados e suspeitos, bem como à elevada taxa de incidência, que atingiu 368,73 casos por cada mil habitantes até o dia 30 de março.

Como resposta a esse cenário preocupante, ela destaca as ações que fazem parte do plano de enfrentamento à doença. “Nossa equipe está em ação diária, realizando visitas domiciliares para verificação e orientação, além de aplicar o fumacê em áreas afetadas conforme necessidade. No entanto, é crucial a colaboração de toda a população. Cada indivíduo precisa fazer a sua parte, verificando seus terrenos e eliminando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti”, ressalta Débora.

Além das medidas já em vigor, a Secretaria de Saúde está organizando um mutirão de combate ao mosquito com data a ser divulgada e também realizará um trabalho de conscientização nas escolas, através do Programa Saúde na Escola, visando educar e sensibilizar alunos e suas famílias sobre a importância da prevenção.

“O aedes só vai se proliferar se a gente der espaço para ele, então é fundamental que os moradores ajam imediatamente, realizando a limpeza de seus terrenos e eliminando possíveis focos de reprodução do mosquito. Garrafas, pneus, vasos de plantas, baldes, calhas, lonas e cisternas são locais propícios para a proliferação do Aedes aegypti. Neste momento, precisamos urgentemente da colaboração de todos”, destaca Débora.

Além das ações preventivas, o setor de fiscalização da Prefeitura está intensificando suas atividades, notificando os proprietários de imóveis que não realizam a devida limpeza de seus terrenos. Em caso de não cumprimento da medida dentro do prazo estabelecido, os proprietários estão sujeitos a multas de R$ 1499,32.