Município realizará aplicação de fumacê após caso positivo de dengue

Após a confirmação de um caso positivo de dengue, o município está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Uma das medidas adotadas será a aplicação de fumacê nas ruas Santo Antônio, José Bonifácio, Rua da República, Thomas Koproski, Martim Piaseski, Avenida Ladislava Poleto e Avenida Santa Helena, ação que será realizada nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, a partir das 5 horas da manhã.

Para garantir a eficácia da aplicação e a segurança dos moradores, o setor de Vigilância Epidemiológica do município e a Gerência de Saúde de São Miguel do Oeste orientam a população sobre os procedimentos que devem ser seguidos antes e depois da aplicação do fumacê.

Antes da aplicação, é importante que os moradores sigam as seguintes orientações:

– Pedimos aos moradores para se prepararem e saírem junto com seus animais de estimação. No caso de impossibilidade de sair do imóvel, devem se deslocar para cômodos afastados da rua, no fundo do imóvel.

– Caso os proprietários tenham caixas de abelhas, favor removerem antes da aplicação levando-as para local seguro.

– Providenciar a abertura de todas as janelas da casa e guardar seus pertences em local seguro.

– Cobrir pratos, copos, bebedouro de animais, utensílios de cozinha, alimentos, água, roupas, brinquedos, acessórios infantis, móveis, eletrodomésticos e computadores.

– Remover a roupa de cama, os travesseiros e os cobertores.

Após a aplicação, é importante seguir as seguintes recomendações:

– Não entrar na casa antes de 45 a 60 minutos após a aplicação.

– Manter abertas portas e janelas no final da aplicação para ventilar as salas e secar as superfícies. Ligar os ventiladores, se disponíveis.

– Pratos, utensílios de cozinha e acessórios infantis devem ser lavados cuidadosamente com água e sabão antes de serem usados.

A colaboração de todos os moradores é fundamental para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e evitar a proliferação da dengue. O município continuará monitorando a situação e adotando as medidas necessárias para proteger a população.