Iniciada a remoção de equipamentos na Estação de Tratamento de Dejetos Humanos de Descanso

Nesta semana, teve início a remoção dos equipamentos e estruturas dispensáveis da Estação de Tratamento de Dejetos Humanos de Descanso. Essa iniciativa, liderada pelo Governo Municipal, visa abrir espaço para a implantação de um novo sistema pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), visando aprimorar a operação da unidade.

O prefeito Bonamigo destaca o empenho contínuo do governo e a importância da parceria com a Casan. “Este projeto teve início durante a gestão de 2013 e, a partir de 2017, assumimos a administração da estação. Naquela época, não tínhamos dados concretos sobre a viabilidade e sustentabilidade do empreendimento e, por isso, dedicamos esforços significativos para colocar a unidade em operação, além de estabelecer um termo de cooperação com a Casan”, ressalta.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Lauxen, a Casan enfrentou desafios na empreitada. “A Companhia assinou o termo em 2022 para dar início às atividades da Estação, porém após uma série de testes, ficou evidenciada a ineficiência do modelo tradicional de tratamento. Com isso, desenvolveu um projeto inovador que será colocado em prática a partir deste mês e tem previsão para entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano”, informa.

Lauxen ainda ressalta a importância desse avanço para Descanso e municípios vizinhos. “A modernização da Estação de Tratamento de Dejetos Humanos representa um marco significativo para nossa região. Além de garantir um tratamento mais eficaz dos resíduos, essa iniciativa contribuirá para a preservação do meio ambiente e para a saúde pública. Estamos comprometidos em promover melhorias que beneficiem toda a comunidade e este é mais um passo importante nessa direção”, finaliza.