Descanso busca soluções para crise na produção de grãos devido às condições climáticas adversas

O Governo Municipal de Descanso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, uma reunião conjunta com a Cooper A1, Epagri, Secretaria de Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, para tratar sobre a situação climática que está prejudicando a produção de grãos.

“É crucial unir esforços neste momento desafiador para nossa comunidade agrícola. Estamos comprometidos em buscar soluções eficazes que possam minimizar os impactos negativos e promover a sustentabilidade econômica dos nossos agricultores, tendo em vista que o nosso maior movimento econômico vem da agricultura e precisamos fortalecer cada vez mais esse setor”, destaca o prefeito Sadi Bonamigo.

A reunião evidenciou que entre 40% e 50% da produção de grãos foi comprometida até o momento devido ao excesso e à falta de chuvas, demandando medidas urgentes e estruturantes para garantir o apoio necessário aos produtores rurais locais.

“É importante agir em conjunto para atender às necessidades emergenciais dos agricultores, como a prorrogação de financiamentos e rebate de juros, ao mesmo tempo em que buscamos soluções de longo prazo para fortalecer o setor agrícola”, acrescenta Lauxen.

Ficou definido na reunião, que a discussão será ampliada com outros municípios e entidades da região para que seja possível apresentar uma pauta abrangente aos órgãos governamentais pertinentes, incluindo o Ministério da Agricultura, Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, bem como deputados estaduais e federais e senadores.

“Estamos focados em buscar medidas que não apenas mitiguem os efeitos imediatos da crise, mas também promovam um modelo agrícola mais resiliente e sustentável, que leve em consideração não apenas a produção e renda dos agricultores, mas também a preservação ambiental”, concluí Lauxen.