Desafios agrícolas da região é pauta de reunião na Itaipu Rural

Nessa quinta-feira, dia 15 de fevereiro, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Descanso, Robson Zappani, marcou presença em uma importante reunião do Colegiado Estadual dos Secretários de Agricultura. O encontro ocorreu durante a realização da Itaipu Rural, em Pinhalzinho, e teve como foco principal o planejamento para o ano de 2024, além de abordar a situação atual da produção agrícola no Estado.

Zappani, junto aos demais secretários, apresentou os desafios enfrentados pelos produtores rurais do município e solicitou medidas emergenciais para mitigar os impactos negativos causados por grandes volumes de chuvas seguidos por períodos de pouca chuva, o que resultou em prejuízos para a produção agrícola. Entre os pontos levantados, destacam-se a necessidade de renegociação de dívidas, subsídios de juros e a implementação de novos programas contínuos de apoio de médio e longo prazo para o setor.

“Os problemas enfrentados pelos produtores rurais são urgentes e demandam ações imediatas. Estamos solicitando à Secretaria de Agricultura do Estado que analise nossos pedidos com a devida atenção e esperamos que medidas efetivas sejam implementadas o mais breve possível”, enfatiza Zappani.

Ele salienta que os desafios enfrentados pelos agricultores incluem os efeitos das intempéries climáticas, que afetaram significativamente a produção de grãos, leite e produtos pecuários em diversas regiões do Estado. “Diante desse cenário, torna-se essencial o apoio governamental para garantir a sustentabilidade econômica do setor agrícola”, finaliza.