Assistência Social finaliza roteiro de capacitação sobre Lei da Escuta Especializada

O Governo Municipal de Descanso, por meio da Secretaria de Assistência Social, finalizou na semana passada o roteiro de capacitações sobre a Lei da Escuta Especializada para toda a rede de atendimento do município, que é composta por servidores da Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Pública, Conselho Tutelar e entidades municipais.

Na última sexta-feira, 01 de março, os conselheiros tutelares e as equipes da Secretaria de Assistência e do Cras participaram da última capacitação, foi apresentado e discutido o Protocolo Municipal de Enfrentamento às Violências. Esse protocolo tem como objetivo orientar passo a passo o atendimento às vítimas ou testemunhas de violência, realizado pela rede de atendimento. Essa iniciativa visa tornar o processo de atendimento mais eficiente e humano, contribuindo para um acolhimento adequado às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Conforme a secretária da pasta, Andressa Brugnerotto, a capacitação foi um passo fundamental para garantir um atendimento adequado e sensível às vítimas de violência no município. “O roteiro de capacitação abordou temas como a identificação de sinais de violência, o acolhimento adequado das vítimas e o encaminhamento para os serviços de proteção e assistência necessários. Além disso, foram discutidas estratégias para aprimorar o trabalho em rede, garantindo uma maior efetividade no combate à violência”, destaca.

Ela ainda ressalta a importância da integração entre os diversos órgãos e entidades envolvidos no atendimento às vítimas de violência. “Somente com uma atuação conjunta e articulada será possível garantir uma maior proteção e o amparo necessários às pessoas em situação de vulnerabilidade, que é o nosso compromisso como gestão municipal, reafirmando o papel fundamental da rede de atendimento no enfrentamento da violência e na promoção do bem-estar social no município”, finaliza.