Secretaria da Saúde inicia atendimentos com micro cirurgias
Com o objetivo de garantir atendimentos ágeis e eficazes à população descansense, a Secretaria de Saúde de Descanso, por meio das equipes da Estratégia Saúde da Família, está realizando procedimentos de retirada de pequenas lesões em ambulatório nas Unidades Básicas de Saúde.
Estes procedimentos consistem em cirurgias consideradas simples e de baixo risco, como a retirada de lesões de pele, verrugas, lipomas, entre outros. A fim de não comprometer os atendimentos durante a semana, os procedimentos serão agendados através do sistema SISREG, preconizado para todos os procedimentos do SUS, e realizados em um sábado por mês na Unidade do Distrito de Itajubá, conforme a demanda e agendamento prévio.
Além disso, a execução desses procedimentos localmente proporciona maior conforto e proximidade entre o paciente e os profissionais de saúde, garantindo um atendimento mais humanizado e a continuidade no acompanhamento. De acordo com a equipe, os procedimentos ambulatoriais ajudam a prevenir o agravamento das lesões e a identificação precoce de lesões malignas, contribuindo para um tratamento rápido e preciso.
Conforme a secretária, Alesandra Tumelero, com esses atendimentos será possível otimizar o tempo e os recursos e diminuir as filas que o município tem na baixa complexidade. “Temos uma equipe comprometida com o bem-estar da nossa população e, enquanto Secretaria, vamos dar todo suporte necessário aos pacientes e equipe de profissionais. Temos ciência de que, além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, vamos reduzir nossos custos e evitar que estes pacientes necessitam de deslocamentos para outras cidades”, esclarece.
Para a Coordenadora da Atenção Básica, Úrssula Ritzel, ter uma equipe qualificada e empenhada é de grande importância na implementação destes procedimentos. “Agora podemos ter um olhar diferenciado aos nossos munícipes. Além de agilizar, acompanhamos todo processo e podemos dar suporte ao paciente caso necessário. Visamos, principalmente, o bem-estar dos pacientes e, a comodidade de não necessitar viajar, é tão bom para o paciente quanto para os cofres públicos”, enfatiza.
O trabalho iniciou no dia 08 de março, sendo que seis pacientes já realizaram os procedimentos cirúrgicos. “Caso algum munícipe tiver interesse na realização de algum procedimento ou tiver dúvidas sobre os casos que podem ou não ser atendidos, deverá passar por uma avaliação médica na Unidade de Saúde de sua respectiva área para os devidos encaminhamentos.


