Secretaria da Saúde de Descanso alerta sobre os cuidados com o mosquito da dengue

O assunto mais comum do verão voltou! E não estamos falando de férias, nem de praias. Estamos falando dos cuidados necessários para que você e sua família não sejam a próxima vítima do mosquito Aedes Aegypti, popular mosquito da dengue. O calor, a umidade e as chuvas criam condições ideais para a proliferação dos focos do mosquito, por isso, sempre é bom relembrar dos cuidados.

Elimine a água parada dos recipientes como vasos, bandejas, garrafas, pneus, calhas e ar-condicionados. Tampe as caixas de água, limpe as calhas e ralos, mantenha seu terreno limpo, utilize repelente, instale telas antimosquitos nas janelas e ajude a fiscalizar as ações de prevenção e controle da dengue.

E você sabia que é possível contrair a doença mais de uma vez? Isso ocorre por existirem quatro variações de sorotipo e, toda vez que você for infectado por um diferente, há riscos de adoecer novamente. Por isso, é importante ficar de olho nos sintomas, que aparecem de dois a sete dias após a infecção. Procure atendimento médico quando tiver febre alta, início de súbito, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor muscular e nas articulações, náuseas e vômitos, manchas vermelhas pelo corpo, conjuntivite e falta de apetite. E, em hipótese alguma, consuma medicamentos por conta própria sem orientação médica.

Atualmente, Descanso não tem nenhum caso ativo de dengue. Foram notificados onze pacientes que fizeram os exames, destes, oito deram negativo e três estão sendo considerados como suspeitos e, também, não há nenhum foco do mosquito contaminado.

De acordo com a secretária, Alessandra Tumelero, os cuidados para evitar a proliferação do mosquito devem ser constantes. “Estamos lidando com uma doença que não é brincadeira. Os sintomas podem ser doloridos, não há medicamentos específicos pra doença e o estado de saúde dos pacientes infectados pode se tornar grave ou até fatal. Os cuidados são básicos, mantenha seu terreno limpo e ajude a monitorar as ruas e terrenos baldios próximos. Assim, manteremos todos em segurança, sem focos, sem contaminações e mantendo os bons índices no município”, finaliza.