Prefeitura de Descanso promove visita técnica ao Grupo Catarinense de Saneamento e Efluentes

Na manhã da última sexta-feira, dia 10, os servidores Noredi Luis Nardi e Daniel Bonamigo acompanharam os profissionais Fernando Cadoná, da H2 Laboratórios, e Marco Fachinetto, da CMJ Engenharia, numa visita técnica à Estação de Tratamento de Dejetos Humanos.

Localizada na comunidade de Linha Campinas, a estação é referência na região e vai servir de modelo para as readequações que o Grupo Catarinense de Saneamento e Efluentes fará na unidade de Chapecó. De acordo com Cadoná, neste primeiro momento a equipe averiguou a estrutura implantada e o seu fluxo de funcionamento. “Nossa visita foi muito proveitosa. Observar o funcionamento de uma estação já implantada garante maior assertividade para nossos projetos futuros. A estação de Chapecó será ampliada e readequada dentro dos mesmos moldes da estação de Descanso”, ressalta.

O sistema começou a operar em 2024 após a assinatura do termo de cooperação entre o município e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), visando a efetiva operação da unidade. Diferente dos sistemas tradicionais, a nova estação utiliza o solo e as plantas para degradar a matéria orgânica, o que dispensa o uso de produtos químicos.

  Durante a semana, o prefeito, Juliano Kasper, e o vice prefeito, Marcos Baldo, receberam a equipe técnica da Casan para debater sobre a ampliação da rede de água e, na oportunidade, também foram conhecer a nova estação. Os responsáveis pelo projeto explicaram cada etapa de funcionamento e os métodos adotados para que a estação seja eficiente a longo prazo.