Secretaria de Saúde alerta sobre doenças de Alzheimer e Parkinson
A Secretaria de Saúde de Descanso orienta a população sobre as doenças de Alzheimer e Parkinson, duas das principais causas de demência em idosos em todo o mundo. As informações repassadas têm como objetivo informar a população sobre os sintomas dessas doenças, suas consequências e como lidar com elas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo têm demência, com mais de 60% desses casos causados pela doença de Alzheimer. Já a doença de Parkinson afeta cerca de 10 milhões de pessoas em todo o mundo.
Algumas das principais mensagens da campanha incluem:
O Alzheimer é uma doença degenerativa que afeta a memória, o raciocínio e o comportamento. Os sintomas incluem perda de memória recente, dificuldade em realizar tarefas cotidianas e mudanças no humor e personalidade.
A doença de Parkinson é um distúrbio neurológico que afeta o movimento. Os sintomas incluem tremores, rigidez muscular e dificuldade em coordenar movimentos.
“Ambas as doenças têm tratamentos disponíveis que podem ajudar a retardar a progressão dos sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. É importante procurar seu médico caso esteja tendo sintomas como esses”, destaca o secretário Cleber Rech.
A campanha é uma iniciativa importante e está prevista em lei de autoria do vereador Paulinho Burin (PT), a qual institui a Semana Municipal de Conscientização e Apoio aos Portadores das Doenças de Alzheimer e Parkinson com o objetivo de orientar a popular a buscar um diagnóstico precoce dessas enfermidades, seus tratamentos e ações de prevenção.