Governo Municipal de Descanso realiza audiência pública para discutir projeto de implantação do contorno viário
Nessa terça-feira, 04 de abril, o Governo Municipal de Descanso promoveu uma audiência pública para debater sobre o projeto de implantação do contorno viário na região, de autoria do Governo do Estado.
Participaram do evento diversas autoridades, como o prefeito Sadi Bonamigo, secretários municipais, representantes de entidades, empreendedores locais, o prefeito de Iporã do Oeste Adélio Marx, o supervisor do Sindicato dos Transportadores de Cargas do Oeste e Meio Oeste catarinense (SETCOM), Hugo Walter e o novo presidente da Cooper Fronteira Sul Adelcir Bischoff.
O principal objetivo da audiência foi discutir a capacidade de rolamento da SC 163 de SMO à Itapiranga e analisar a proposta do Estado sobre o contorno viário de Descanso e Iporã do Oeste. A sugestão apresentada pelo Estado contempla dois caminhos pelo lado Oeste do município de Descanso, passando pelo entroncamento da SC 496 com a Humberto de Campos, saindo próximo ao posto de linha Campinas.
Durante a audiência, a Cooper Fronteira Sul e o SETCOM apresentaram dados sobre a quantidade de caminhões, câmeras frias e carretas que circulam diariamente na SC, além de detalhar a origem e destino de cada veículo.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Lauxen, a partir das informações apresentadas, trabalhou-se a necessidade de tirar parte do trânsito do centro da cidade e, ao mesmo tempo, encontrar uma alternativa que não prejudique as empresas locais que dependem desse movimento econômico, como mercados, postos de combustíveis, restaurantes, entre outros.
“Após discussões, sugerimos dois novos traçados para serem estudados pela Secretaria de Infraestrutura do Estado: no final do perímetro urbano, no morro do Campana até a estrada que liga a linha Alegre, saindo na BR 282 e outro do posto de combustível de Campinas, passando próximo à comunidade de Linha Pratinha e Alegre, até a BR 282. A ideia é garantir uma proposta que resolva o problema do trânsito sem prejudicar as empresas locais”, conta.
Essa sugestão será apresentada na próxima semana em uma audiência presencial na Secretaria de Infraestrutura do Estado. Além disso, foi criada uma comissão provisória com representantes do governo municipal e de entidades, para acompanhar e encaminhar novas ações caso seja necessário.
“Este foi apenas o começo de uma discussão e mobilização na comunidade, com o intuito de assegurar uma solução mais adequada para o problema do tráfego, sem prejudicar as empresas do centro da nossa cidade. Desejamos evitar que a cidade se torne uma cidade fantasma, como tem acontecido em outras localidades onde medidas similares foram implementadas”, ressalta Lauxen.
O prefeito Sadi Bonamigo destaca que a audiência teve como principal objetivo discutir e avaliar com a comunidade as propostas apresentadas pelo Estado.
“Com base nisso, estamos trabalhando para buscar a melhor solução para o problema do trânsito em Descanso e, ao mesmo tempo, preservar o desenvolvimento econômico da região. Agradeço a presença de todos e reafirmo o compromisso da nossa administração em buscar as melhores alternativas para o bem do nosso município”, finaliza.