Bonamigo participa da comemoração dos 60 anos da Escola Cachoeirinha

Nesta quarta-feira, 30 de novembro, o prefeito Sadi Bonamigo e o secretário de Educação e Cultura, Maicon Rosin, participaram do cerimonial em comemoração aos 60 anos da Escola Cachoeirinha. O evento foi promovido pela direção, professores e alunos com o objetivo de enaltecer a história da escola.

O momento contou com apresentações de alunos e de depoimentos de dois ex-professores da escola, Neuri Maziero e Romeu Berti, que contaram um pouco da caminhada e evolução da unidade escolar.

O prefeito Sadi Bonamigo destaca que o momento é um marco importante na história de Descanso. “Parabéns a todos que fazem parte dessa caminhada, são 60 anos de atividades, conquistas e avanços significativos. Muitas famílias já passaram por essa escola e muitas ainda passarão e hoje podemos dizer que, após muito empenho do nosso governo, podemos oferecer aos nossos alunos uma escola bonita, bem estruturada, com muita segurança e qualidade, dando tranquilidade aos pais, que todos os dias trabalham pelo desenvolvimento por nosso município”, ressalta.

O secretário, Máicon Rosin, pontua os investimentos realizados no local. “Revitalizamos totalmente a escola, construímos duas novas salas de aulas, onde será o laboratório de artes, ciências e informática, além de investir em móveis, equipamentos e materiais didáticos, tudo para proporcionar um ambiente confortável e acolhedor e garantir condições plenas de desenvolver um ensino de qualidade” destaca.

 

Histórico produzido pelos professores e alunos:

 

No dia 30 de novembro de 1962 foi criada a escola de Linha Cachoeirinha, denominada Escola Isolada Municipal Cachoeirinha, iniciando suas atividades educacionais de 1º a 4ª série no ano seguinte.

Em 1989 entrou em funcionamento o PERADE (Projeto de Educação Rural de Descanso). Teve seu funcionamento regulamentado pela Lei nº 033/98 de 18/05/89 pelo Decreto 3.1981 de 03/05/89 tendo como objetivo oportunizar ao filho de pequeno agricultor a conclusão do Ensino Fundamental (5ª a 8ª). O Projeto de Educação Rural funcionava em seis núcleos: Pratinha, Cachoeirinha, Vorá, Cantina, Lajinha e Famoso. As aulas eram ministradas nas segundas, quartas e sextas-feiras em dois turnos diários. Nesses dias os alunos permaneciam na escola, onde faziam as refeições. Os professores também almoçavam na escola e trocavam de núcleo ao meio dia, levados pelo transporte da prefeitura.

A partir de 1998, com a Lei 147/98, a escola de Linha Cachoeirinha foi nucleada, passando a receber os alunos das escolas que foram desativadas nas comunidades interioranas.

No ano de 2000 foi transformada em Escola Básica Municipal Cachoeirinha pela Lei Municipal 260/2000 passando a atender alunos de Educação Infantil e 1ª à 8ª série do Ensino Fundamental, com uma extensão na comunidade de Linha Taquá.

No ano de 2005 o núcleo de Linha Taquá foi fechado, passando a atender todas as turmas nas dependências da Escola em Linha Cachoeirinha.

Atualmente a Escola Básica Municipal Cachoeirinha possui 105 alunos matriculados, da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental. Sendo na Educação Infantil 17 alunos, no Ensino Fundamental Anos Iniciais 45 alunos e no Ensino Fundamental Anos Finais 42 alunos.

A escola conta com uma equipe de funcionários comprometidos no desenvolvimento integral dos alunos e ampliação na qualidade de ensino. A equipe é composta por 23 funcionários, sendo 17 professores, 1 diretora, 1 especialista em assuntos educacionais, 1 psicopedagoga, 1 psicólogo, 1 merendeira e 1 zeladora, com diferentes cargas horárias.  

Sendo a filosofia da escola:

“Planejar e realizar coletivamente uma educação de qualidade que integre a comunidade escolar ao meio social, proporcionando uma postura critica e reflexiva aos educandos visando a construção de uma sociedade justa e solidária”.