Descanso realiza ações de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes durante o mês de maio

Em Descanso, o mês de maio foi marcado por ações realizadas pela Secretaria de Assistência Social e pelo CRAS com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Além de instalar flores amarelas em vários locais da cidade, como forma de chamar atenção para a campanha, a Secretaria e o CRAS abordaram a temática com todos os grupos do PAIF.

“Realizamos os encontros com os cinco grupos atendidos e destacamos a importância de prestar atenção no comportamento das crianças e em caso de suspeitas, quais os meios para realizar a denúncia”, conta a coordenadora do CRAS, Suzamara Miotto.

Além disso, o tema foi amplamente trabalhado com as crianças e adolescentes que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). “Trabalhamos com eles sobre a diferença entre abuso e exploração sexual infantil, além de explicar como estabelecer limites nas relações com outras crianças e com adultos, identificando toques que podem configurar abuso. Elas também aprenderam a comunicar os pais ou responsáveis e a denunciar esse tipo de violação, caso venha a ocorrer”, destaca a secretária da pasta, Andressa Brugnerotto.

Já no dia 18 de maio, as crianças e adolescentes realizaram uma atividade em alguns pontos da cidade onde estão instaladas as flores amarelas. “As crianças confeccionaram pequenas flores amarelas que são o símbolo da campanha e as colocaram nesses locais, chamando ainda mais atenção para esse tema essencial. Temos que cuidar e zelar por nossas crianças, que tem o direito de viver sua infância de forma segura e alegre e para isso ocorrer, precisamos da ajuda de todos!”, finaliza Andressa.