Descanso realiza ação de combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Nesta semana a população descansense se deparou com algo diferente, flores amarelas espalhadas em vários locais da cidade. A ação é da Secretaria de Assistência Social e do Cras com o objetivo de chamar a atenção da população para a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Conforme a secretária da pasta, Andressa Brugnerotto, a flor amarela é o símbolo da Campanha. “A cor amarela representa a lembrança dos desenhos da primeira infância e a flor é associada a fragilidade de uma criança. Instalamos as flores em pontos estratégicos para prender a atenção das pessoas para um tema cada vez mais urgente que é a segurança e a integridade das nossas crianças”, destaca.

Além da ação, no dia 18 de maio, os grupos do CRAS irão realizar uma atividade nesses locais. “Nosso objetivo é envolver crianças adolescentes atendidos pelos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e também divulgar informações a toda a população, a fim de orientar crianças, adolescentes, pais e sociedade a identificar e denunciar situações de abuso e exploração sexual, seja na escola, ”, completa.

Ela acrescenta que o principal meio de denúncia é o disque 100, que funciona 24 horas por dia de forma gratuita e anônima. “A denúncia pode ser feita por meio do disque 100, que é número oficial de denúncias do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, mas também pode ser realizada pelo 181, da Polícia Civil, na escola ou no Conselho Tutelar. Então se você é vítima ou tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, não tenha medo, denuncie!”, finaliza.