Dengue: Descanso registra 16 casos da doença em dois dias e fará mutirão

A Secretaria de Saúde de Descanso confirmou nessa terça e quarta-feira, 19 e 20 de abril, 16 casos de dengue em Descanso. Trata-se de nove mulheres de 77, 46, 19, 48, 41, 39, 73, 51 e 82 anos, quatro homens de 20, 50, 32 e 48 anos, duas crianças de oito e seis anos e um adolescente de 15 anos, que apresentaram sintomas como febre alta e persistente, dor atrás dos olhos, náusea e vômito, manchas vermelhas no corpo e dor muscular intensa.

Até o momento, o município possui 32 casos confirmados, oito pacientes hospitalizados, 40 casos suspeitos aguardando resultado do teste e 28 focos do mosquito.

O secretário da pasta, Cleber Rech, destaca que o Governo Municipal tem realizado ações preventivas. “Realizamos uma reunião com entidades e profissionais do setor de saúde para apresentar um plano de contingência e relatar a situação da doença no nosso município. Na oportunidade falamos do trabalho de orientação realizado com som de rua, nas redes sociais da prefeitura e do trabalho que os agentes de saúde estão realizando de orientação ativa nas residências e o quanto de lixo descartado de forma incorreta está sendo encontrado”, comenta.

Rech informa que durante a reunião ficou decidido que o município irá realizar, em breve, um mutirão contra a dengue. “Nosso objetivo é realizar, com a ajuda da população, uma varredura nos bairros e centro para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de mobilizar a comunidade e orientar sobre a importância dos cuidados básicos de prevenção à Dengue”, destaca.

Ele ainda solicita à população descansense, para que ajude no combate. “Pedimos mais uma vez para que todos tomem os cuidados básicos e evitem água parada em qualquer local, principalmente em pneus, cisternas e flores, como bromélias, que são os depósitos com mais focos do mosquito em nosso município”, finaliza.