Uso de máscara passa a ser facultativo em Descanso

O Governo Municipal de Descanso, após decisão do Comitê de Crise, publicou nessa segunda-feira, 28 de março, o Decreto nº 2399 que desobriga o uso de máscara em locais fechados, que até o dia 26 de março, era obrigatório.

Com isso, a partir da publicação das novas medidas não há obrigatoriedade para o uso de máscara tanto em locais abertos quanto fechados, com exceção das unidades de saúde, hospital e para pessoas com sintomas gripais e aquelas com comorbidades, que devido ao risco, a utilização continua sendo exigida.

Conforme o secretário de Saúde, Cleber Rech, a decisão foi tomada a partir da avaliação técnica da situação da pandemia no município. “A decisão de manter por dez dias o uso obrigatório da máscara se deu em função da média vacinação, do mapa de risco estar em alto risco de contaminação e pelo número de casos registrados, cenário que mudou, nos dando maior segurança em liberar o uso facultativo”, destaca.

Ele salienta ainda a preocupação do Governo Municipal e destaca a importância do uso da máscara. “Temos a preocupação de que as pessoas deixem de se cuidar e os casos venham a aumentar novamente, gerando maior demanda de atendimento nos postos de saúde e aumentando também o número de pessoas em isolamento domiciliar. Pedimos que a população tenha consciência e utilize voluntariamente a máscara em locais de maior risco, principalmente em locais de aglomeração, além de continuar com os demais cuidados de prevenção”, finaliza.