Descanso tem crescimento de 5,2% no Índice de Participação Municipal (IPM) de 2022
O município de Descanso alcançou, em 2020, o movimento econômico de R$ 364.719.458,06 milhões, o que tornou possível um aumento de 5,2% no Índice de Participação Municipal (IPM) para 2022, maior índice já registrado no município.
Esse índice é base para o retorno de ICMS ao município, sendo que para o próximo ano, Descanso atingiu 0,16484960, que irá aumentar ainda mais o retorno de receita corrente líquida ao município.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Lauxen, comemora esse resultado. “Com esse aumento teremos um retorno de arrecadação ainda maior e vamos poder investir cada vez mais em nosso município e isso é resultado dos investimentos que a nossa população vem fazendo e dos estímulos que Governo Municipal vem dando, ano após ano, por meio de um conjunto de incentivos para o comércio, a indústria e a agricultura, que é o maior responsável pelo aumento do nosso movimento econômico”, destaca.
Ele pontua que a apuração do IPM para os repasses das receitas previstas para o ano seguinte é realizada anualmente pela Receita Estadual, tendo como base o ano anterior da apuração. “Ou seja, para consolidar o IPM de 2022, foi utilizado o movimento econômico de 2020 para a apuração. Já os inúmeros investimentos realizados em Descanso em 2021 somado ao aumento que tivemos no movimento econômico no ano passado irá impactar positivamente no IPM de 2023, que será ainda maior que 2022. Esse com certeza é um trabalho conjunto entre o poder público e o setor privado que traz um retorno extremamente positivo ao município”, completa.
Conforme o responsável pelo setor de Movimento Econômico e Blocos de produtor, desde 2017 o setor de recuperou um valor de R$ 15.235.420,90 milhões de movimento econômico, também chamado de Valor Adicionado (VA). “Esses recursos iriam para outros municípios ou nem seriam declarados. Para melhorar este trabalho é preciso cada vez mais a emissão do documento fiscal de forma correta, com endereço em Descanso, está a forma mais fácil de garantir recursos para nosso o município”, finaliza.