Conselho Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Descanso debate série de pautas em reunião
Integrantes o Conselho Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico participaram de uma reunião na sexta-feira, 03 de setembro, no Clube Sad.
Na ocasião, o coordenador do Colegiado de Movimento Econômico da Ameosc e responsável pelo setor em Descanso, Jean Lorencini, apresentou o movimento econômico do município. Conforme os dados, nos últimos anos o movimento tem crescido exponencialmente, sendo que a base é a agropecuária, responsável por mais de 83%, baseado na suinocultura, bovinocultura de leite, avicultura, grãos e outros. Também foi exposto e debatido o importante crescimento da indústria, principalmente de confecção, pescados e madeira, e também o crescimento do setor de comércio e prestação de serviços.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Conselho, Paulo Lauxen, após a explanação e debate, ficou definida as próximas prioridades do Governo Municipal para incentivar ainda mais os setores, que é a ampliação de investimentos e programas de incentivos, a qualificação da mão de obra e também o investimento na efetivação de um programa de convivência com a estiagem e o tratamento e destinação correta dos dejetos de animais
“Com a criação e melhorias em algumas leis realizadas a partir de 2017, nosso movimento saltou de R$ 236 milhões para R$ 364 milhões em 2020. Isso mostra que as políticas públicas, as novas leis e os incentivos criados pelo Governo Municipal têm ajudado e muito os descansenses a investirem cada vez mais, gerando emprego e renda. E nesse sentido, vamos continuar investindo que o nosso município avance cada vez mais”, destaca.
Conforme Lauxen, outro assunto tratado na reunião foi a possibilidade de realizar no ano que vem a Feira do Pêssego. “Iremos realizar uma nova reunião com lideranças de entidades econômicas e culturais do município para debater e em caso de aprovação, dar os encaminhemos de organização para feira. Outra pauta foram as festividades de final de ano, que também serão debatidas na próxima reunião”, comenta.
Outro assunto tratado foi o projeto de lei encaminhado para à Câmara de Vereadores ainda em abril e que trata sobre a concessão de uso ou venda dos terrenos e pórticos disponíveis na área industrial. “Nesse sentido, os integrantes pediram à Câmara de Vereadores, representada na reunião pela advogada Jaqueline Guaresi e pela Neusa Machado da Silva, para que coloquem em votação o projeto e que se caso houver ainda dúvidas, o conselho se dispõe a fazer uma nova conversa com os vereadores”, comenta Lauxen.