Governo Municipal de Descanso inova e oferece curso de robótica para educandos
Pensando em melhorar o aprendizado e o interesse dos alunos pelos estudos, o Governo Municipal de Descanso, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, inovou e investiu aproximadamente R$ 21 mil em um curso de Robótica Kids para educandos do ensino fundamental.
O projeto, desenvolvido pelo SESI/SENAI, teve início nessa terça-feira, 31 de agosto, e atende os alunos do 4º e 5º ano da Escola Paulo Henrique Pissaia no contra turno escolar. Serão atendidas duas turmas, que participarão de dez encontros, realizados nas terças-feiras.
Para o prefeito Sadi Bonamigo, os alunos terão a oportunidade de potencializarem ou até descobrirem novas habilidades. “Seguimos cumprindo o nosso compromisso de sempre investir na educação a fim de melhorar, cada vez mais, a qualidade do nosso ensino. Vivemos em um mundo cada vem mais tecnológico e pensando nessa realidade é que buscamos esse projeto, que além de atrair a atenção e o interesse dos alunos, vai incentivar a ampliação de suas habilidades e a descoberta de novos talentos, o que é muito importante para o desenvolvimento pessoal das nossas crianças”, salienta.
Conforme o secretário da pasta, Maicon Rosin, o projeto possui uma metodologia que proporciona ao aluno vivenciar na prática conceitos de engenharia, física, matemática e design, desenvolvendo o raciocínio lógico, analítico e crítico, o trabalho em equipe e habilidades de pesquisa científica. “Durante as aulas eles irão mergulhar no mundo da tecnologia e da criatividade, criando protótipos e analisando resultados. O objetivo da oficina é exatamente esse, desenvolver a intelectualidade e o cognitivo dos nossos educandos, ao mesmo tempo em que se divertem”, destaca.
Rosin ressalta que o objetivo do Governo Municipal é ampliar o projeto em 2022. “A nossa intenção era ter iniciado esse curso ainda no ano passado, mas em função da pandemia não foi possível. Pensamos nesse primeiro momento atender duas turmas e analisar os resultados para, no ano que vem, melhorar essa parceria e dar essa oportunidade para mais alunos”, finaliza.