Grupo de gestantes é retomado pela Secretaria de Saúde de Descanso

Com o objetivo de auxiliar, orientar e acompanhar as gestantes do município, o Governo Municipal de Descanso, por meio da Secretaria de Saúde, criou ainda em 2018 o grupo de gestantes denominado “Grupo Cegonhas – Gestando o Futuro”. Por meio do grupo, encontros presenciais eram realizados com as futuras mães, mas tiveram que ser interrompidos em função da chegada da pandemia do Coronavírus.

Com o avanço da vacinação e a diminuição no registro de novos casos da doença, o grupo foi retomado no início deste mês e atualmente conta com a participação de cerca de oito gestantes.

Coordenado pela psicóloga Andréia Dobner e também pela educadora física Terezinha Cazzanelli (Tita), o grupo tem por objetivo dar apoio e suporte às gestantes. “Visamos auxiliar nas dúvidas do processo de gestação, modificações que ocorrem no organismo materno, alimentação, atividades físicas na gravidez, importância do pré-natal, cuidados com o bebê, tipos de parto, aleitamento materno, saúde bucal e primeiros socorros, buscando deste modo, a troca de informações e de experiências entre profissionais, gestantes e seus familiares”, explica Andréia.

O grupo é permanente e ocorre nas terças-feiras, às 18h30, na academia da Saúde, localizada na Praça Municipal Padre Francisco Massure. “Durante os encontros buscamos abordar variados assuntos e trazer profissionais de diferentes áreas como fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia, psicologia e outras, dando uma orientação continuada às gestantes desde o início da gravidez, assegurando, ao fim da gestação, o nascimento de crianças saudáveis e a garantia do bem-estar materno e neonatal, além de prevenir mortes prematuras e doenças”, completa Andréia.

A exemplo disso, na terça-feira, 03 de agosto, a Soldado do Corpo de Bombeiros Militar Andressa e a Bombeiro Comunitária Marli Sehnen, realizaram uma explanação sobre práticas de primeiros socorros em bebês. “Foi um momento muito importante, pois as gestantes e seus acompanhantes receberam todas as orientações sobre o que fazer em caso de engasgos em bebês e crianças maiores. Todos puderam realizar uma simulação e tirar suas dúvidas, dessa forma, estão preparados para realizar o procedimento corretamente caso seja necessário”, destaca.

Já nesta terça-feira, 10 de agosto, o encontro foi com a fisioterapeuta, Viviane Bordin Missio, que abordou sobre os tipos de parto, meditação, respiração e como as gestantes podem se sentir melhor durante a gravidez, durante o parto e no pós-parto.

 

A gestante Marine Comin Tonollo, que está em sua primeira gravidez, avalia de forma positiva o grupo. “Agradecemos à organização do grupo pelos valiosos aprendizados. Para nós, pais de primeira viagem, é muito importante esses encontros e essa troca, pois tem sanado dúvidas e nos deixado mais seguros e preparados”, finaliza.

Em um dos encontros as gestantes receberam orientações sobre práticas de primeiros socorros em bebês em caso de engasgos