CCIR 2021 já está disponível para emissão e pagamento

O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) referente ao exercício de 2021 já está disponível para consulta e emissão.

Os proprietários de imóveis rurais em todo o território nacional podem expedir o documento pelo site https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao, pelo aplicativo “SNCR Mobile”, ou no setor de Identificação, Junta Militar e Incra, em anexo à Prefeitura Municipal.

A responsável pelo setor, Josy Leal, destaca que o CCIR é indispensável para legalizar em cartório alterações no registro como transferência, arrendamento, hipoteca, desmembramento, remembramento e a partilha de qualquer imóvel rural. Além disso, é essencial também para a concessão de crédito agrícola, pois é exigido por bancos e agentes financeiros.

Josy alerta que o CCIR do exercício 2021 substitui o CCIR do exercício 2020, mas só é válido após pagamento. “O documento só será válido com a quitação da Taxa de Serviços Cadastrais através da Guia de Recolhimento da União – GRU que deve ser paga até 17 de agosto deste ano, sem cobrança de juros e correção. Caso a quitação não ocorrer até a data do vencimento, o titular do imóvel deverá emitir 2ª via do CCIR, que conterá os valores de multa e juros calculados pelo sistema”, explica.