Esclarecimento sobre atendimento na Saúde de Descanso
Ginecologia e pediatria/ atendimento voltam ao normal em fevereiro
A secretaria municipal de Saúde informa que os profissionais em Ginecologia e Pediatria voltarão com atendimento normal em fevereiro. No centro municipal de Saúde, a Pediatra retorna aos trabalhos no próximo dia 5 de fevereiro, mantendo expediente, duas vezes por semana: Na terça-feira na parte da tarde e na quinta-feira pela manhã. Já a ginecologista volta a atender no Centro de Saúde da cidade, a partir do dia 4 de fevereiro também duas vezes por semana: Segundas e quartas pela manhã. No ESF de Itajubá, onde antes não havia atendimento em pediatria, sendo esse somente na Unidade de Saúde central, iniciará atendimentos em março. A Ginecologista retoma os trabalhos em Itajubá a partir do dia 25 de fevereiro. Ela atenderá sempre na última segunda-feira do mês.
Agendamentos de consultas também podem ser feitos por telefone
Os atendimentos para Consultas de:→ Renovação de receita médica;→ Carteira de saúde;→ Receita de medicamentos controlados;→ Consulta de planejamento familiar (Anticoncepcionais e outros), somente serão realizados mediante agendamento prévio que pode ser feito via telefone através dos números 3623 – 0122 e 3623 – 0797.
Cronograma de atendimento diário para cada MÉDICO:
– 07 consultas mediante agendamento;
– 06 consultas com fichas do dia; para casos de início súbito, porém sem urgência, mas que não poderão aguardar por um agendamento;
– 02 consultas de emergência, de última hora ( queda, mau-súbito, acidentes, entre outros).A Secretaria de Saúde está planejando algumas alterações dentro dos próximos meses, pois existe a negociação com o Dr Sidnei Ceolin o que aumentará o número de atendimentos.
Tem prioridade no atendimento: Gestantes; Idosos (60 anos ou mais); Casos de urgência / emergência.
A secretaria municipal de Saúde lembra que todas as últimas quintas-feiras do mês, no período vespertino a unidade de saúde Central permanecerá fechada, motivo: REUNIÃO DE PLANEJAMENTO. Todas as terças–feiras no período vespertino a equipe da Estratégia Saúde da Família I não presta atendimento na Unidade de Saúde, motivo: VISITA DOMICILIAR. E nas quintas feiras a tarde a Equipe de Saúde da Família II estabelece cronograma de visitas domiciliares, e a apartir de março as equipes retornam com as atividades educativas nas comunidades e escolas, estando ausentes da Unidade de Saúde nas Quartas feiras á tarde a Equipe II, e nas sextas feiras a tarde a Equipe I. O cronograma de atividades da equipe de ESF III, “Itajubá”, passará por adequações e as informações serão divulgadas posteriormente. Então é importante destacar que nesses dias os profissionais estão envolvidos com atividades conforme exigência da legislação que estabelece a funcionalidade dos ESFs.
Para agilizar seu atendimento tenha sempre em mãos:CARTÃO DA FAMÍLIA COM NÚMERO DO CADASTROCARTÃO NACIONAL DO SUSCPFDOCUMENTO DE IDENTIDADECOMPROVANTE DE RESIDÊNCIA QUANDO NECESSITAR DE ENCAMINHAMENTOS PARA FORA DO MUNICÍPIO.
Validade das receitas:
→ 30 dias- medicamentos controlados;
→ 06 meses-insulina;
→ 01 ano- medicamentos para hipertensão arterial, diabetes..
.→ 01 ano- método contraceptivo (microvlar, triquilar e outros)
Os exames para renovação de receita podem ser solicitados pelo médico ou enfermeira da sua equipe de ESF;Para renovação da receita do método contraceptivo, as pacientes deverão estar com o exame preventivo de câncer de colo uterino em dia, após realização do exame, agendar consulta médica.Qualquer dúvida procure os profissionais da saúde, que estarão prontos para trazer a informação correta.
A Secretária de Saúde também, explica a população que: A sala de espera da Unidade de Itajubá passará por adequações, onde respeitando legislação não é mais permitido que essa mantenha-se vinculada a Unidade, que permanecerá fechada em horários previstos. A sala permanecerá no mesmo ambiente, porém, apresentará divisórias para poder manter-se aberta em horário de intervalo dos funcionários, e início de períodos de atendimento, não prejudicando o conforto e direito do cliente.