Descanso adota sistema de agendamentos de consultas
Com o objetivo de eliminar filas, proporcionar mais conforto e agilidade, oferecer condições para que a população não tenha que sair cinco ou seis horas da manhã de casa para conseguir fichas, a Secretaria de Saúde de Descanso está implantando o sistema de agendamento das consultas, proposta aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde. Os agendamentos podem ser feitos pessoalmente ou via telefone.
De início serão agendadas algumas consultas de cada profissional. Algumas fichas continuarão livres para atender as pessoas até que se habituem com o novo sistema. Segundo o secretário de Saúde, Paulo César Busnello (PC), em alguns meses tudo será por agendamento, salvo as situações de urgência. "Algumas pessoas poderão se perguntar se vão ter que marcar hora para ficar doente. É claro que não. Nas situações que a pessoa fica mal ou doente de uma hora para outra e não tem consulta agendada e for considerado como atendimento de urgência, serão atendidas com consultas extras como é feito hoje", explica Busnello. Para saber se é urgente, os profissionais verificarão os sinais vitais da pessoa como febre, pressão arterial, batimentos cardíacos, dor, entre outros que irá classificar se o atendimento pode ser agendado ou se tem que ser atendido com urgência.
PC pede a compreensão e a colaboração da população. "O único objetivo deste novo sistema é facilitar, agilizar e melhorar o acesso da população aos serviços de saúde, principalmente das pessoas que enfrentam dificuldades como a distância e a falta de meios de locomoção. Esta ação que desenvolvemos melhorará, com certeza, a qualidade de vida da população", garante.
Para os agendamentos no Centro Municipal de Saúde, os usuários podem entrar em contato pelos fones 3623 0122, 3623 0797 ou 3623 0087. A situação é a mesma para os usuários da Unidade de Saúde do distrito de Itajubá, porém o contato pelo fone 3731 0012. Nesta unidade, mais um número telefônico será instalado, nos próximos dias, a fim de facilitar os agendamentos. Assim que ser instalado, será divulgado para a população.
Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação