Agricultores são orientados sobre meio ambiente e manejo de dejetos
A Administração de Descanso por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Sansuy Indústria de Plásticos de Embu – São Paulo, promoveu na sexta-feira, 15 de julho, no clube SAD, palestra sobre meio ambiente e manejo de dejetos suínos, bovinos e aves, como forma de agregar alternativas de renda aos agricultores.
O professor Jorge de Lucas Junior da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Jaboticabal, São Paulo, destacou assuntos relacionados ao tratamento, estabilização da matéria orgânica e aplicação no solo. Experiências em diversas propriedades, ele garante que o agricultor ao aderir a prática dos biodigestores, conseguirá obter muitas vantagens, inclusive financeira. "Diminuição de moscas nas propriedades, redução de odores, o biofertilizante integrando outras atividades e o ganho com a energia", expôs.
De acordo com o secretário de Agricultura, José Roque Roman, a administração tem o compromisso de fazer com que os produtores conheçam mais formas de aumentar a renda rural. "Nesse caso, não utilizar apenas os dejetos como adubo, mas como gás e energia elétrica que pode ser utilizado ali na propriedade mesmo", ressalta.
Representante da Sansuy, Divino Peres Gomes, salientou que a empresa, que trabalha na área de plástico, surgiu na década de 60. Os produtos atendem vários segmentos do mercado, tais como: negócios agrícolas, mineração e saneamento, construção civil, comunicação visual, industrialização e manufatura, coberturas tensionadas e galpões, transporte e logística, automobilístico, lazer, bem como produtos voltados à proteção dos recursos naturais. Maiores informações podem ser obtidas pelo site www.sansuy.com.br.
Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação