Administração Municipal está próxima de recuperar e proteger uma centena de fontes de água
O programa Água Boa – Vida Saudável já beneficiou, em Descanso, 95 propriedades do interior. O objetivo é a recuperação e proteção das fontes de água. Iniciado no ano de 2009, a Administração Municipal por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente coloca a disposição até três tubos de concreto, transporte da pedra rachão e uma retroescavadeira. Como contra partida, os agricultores compram a pedra rachão e ajudam, em forma de mutirão, na execução dos trabalhos.
Organização do cronograma, visitas de levantamento do material necessário e acompanhamento dos trabalhos na propriedade antes e após, são feitos pelo técnico agrícola, Adair Serina. "Depois de feita a proteção, os agricultores também recebem orientação para arborizar nas imediações da fonte, sendo que esta recuperação ciliar colabora na qualidade da água. Nesse sentido, a prefeitura também disponibiliza, gratuitamente, as mudas de espécies nativas para a devida plantação", ressalta.
Segundo o morador de linha Pratinha, Dorival De Fabris, antes de fazer a recuperação e proteção, sua família estava proibido de beber a água da fonte. "A fonte estava totalmente desprotegida. Essa proteção garante água de boa qualidade, água limpa para toda minha família", comemora.
Conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Roque Roman, ainda restam aproximadamente 70 propriedades para ser beneficiadas com o programa. "Estamos cumprindo o compromisso que assumimos. Tenho certeza que até o final deste mandato de Bonamigo e Pacheco vamos beneficiar aqueles proprietários que efetuaram a inscrição. Fico contente e acredito que a população entendeu a necessidade de se preservar este bem tão precioso que é a água, afinal de contas água é vida, água é saúde", destaca.
Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação