População tem até sexta-feira para tomar a vacina contra a gripe
A campanha de vacinação contra a gripe, que iniciou 25 de abril em todo o país, não está despertando o interesse da população. Em Descanso a meta é atingir 1.816 pessoas e até ontem, quarta-feira, 11 de maio, 1.200 compareceram no cronograma desenvolvido nas comunidades e nas Unidades de Saúde, representando 66% do total.
Conforme a técnica de Enfermagem, Edilene Lorenski, a preocupação é com as crianças, sendo que das 147, 104 foram vacinadas. "Os pais ou responsáveis precisam ter a consciência que a saúde da criança está relacionada à vacina", explica.
De acordo com o secretário, Paulo César Busnello, a campanha ocorre até sexta-feira, 13 de maio. Ele lamenta e se preocupa, pois, muitas pessoas que estão contempladas em receber a vacina não procuram esse beneficio para ficarem livres de doenças. Por outro lado, segundo ele, aquelas que não estão contempladas queriam tomar a vacina. "Isso é fato porque registramos a procura pela vacina por pessoas que não possuem esse direito, e somente estamos autorizados no momento para vacinar todas as pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, crianças de 3 meses a 2 anos e trabalhadores do serviço de saúde. Espero que aquelas contempladas compareçam o quanto antes no Centro Municipal de Saúde", ressalta.
O Ministério da Saúde pretende atingir 80% desse público alvo.
Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação