Programa de piscicultura só começará depois de palestra com a Fatma
A Administração de Descanso por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente desenvolverá o programa da Piscicultura Familiar. O objetivo é que as famílias rurais aumentam a produção, agregando mais emprego e renda. Serão feitos construções de tanques e viveiros. Podem ser beneficiados todos os proprietários de terra, beneficiários do Crédito Fundiário, que possuam bloco rural, não estejam em débito com a municipalidade e, por fim, atendam a legislação ambiental. Mas antes de iniciar o programa, o Poder Executivo está preocupado para que nenhum trabalho executado, nas propriedades, fique fora das leis ambientais e ocasione problemas futuros.
Então, conforme o chefe de Divisão de Programas Agropecuários, Sérgio Luiz Rigon, no dia 17 de maio, às 13h30, uma palestra ocorrerá com representantes da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) para esclarecimentos sobre o que pode ser executado e o que não pode ser feito. O local do evento ainda está indefinido. Todos os agricultores que já deixaram seu nome inscrito na Secretaria e os demais que tiverem interesse de participar do programa devem estar presentes na palestra.
"Essa é uma das propostas levantadas na elaboração do Plano Plurianual. Em conversa com o secretário José Roque Roman e o prefeito – Bonamigo, entendemos que esse programa só terá êxito se a gente conseguir conciliar a questão ambiental junto aos interesses dos agricultores e a preferência será, justamente, para aqueles que participarem da palestra" destaca Rigon.
Ainda de acordo com ele, a prefeitura subsidiará 50% dos valores de seus custos. "A administração licitou 300 horas máquinas e será avaliada cada propriedade conforme sua necessidade", finaliza.
Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação da Prefeitura