Mesmo sem nenhum foco registrado estudantes são orientados sobre a Dengue
No mês de março deste ano a Secretária Municipal de Saúde de Descanso por intermédio do Setor de Vigilância Sanitária e Ambiental realizou para aos estudantes da rede estadual e municipal de ensino, palestras de orientações básicas de combate à Dengue.
Segundo a técnica, Vigilância Sanitária e Ambiental, Graciela Andreola, foi repassado aos alunos o que é dengue, como ocorre a transmissão, quais os sintomas e que medidas preventivas tomar para evitar a proliferação do mosquito transmissor Aedes Aegypti. Graciela também contou com a colaboração da técnica em Enfermagem, Edilene Lorenski.
Ela destaca sobre a importância de se realizar trabalhos educativos. "O objetivo é reforçar para que haja a conscientização da população quanto aos cuidados que devemos ter a fim de evitar a proliferação do mosquito", diz. Na cidade estão armadas 17 armadilhas em 10 pontos estratégicos. "Fizemos as visitas semanalmente e até agora nunca foi constatado nenhum foco que caracterize larvas do mosquito da Dengue", informa.
O secretário de Saúde, Paulo César Busnello, chama a atenção da população, pois, segundo ele, mesmo com o período do outono e inverno deve-se adotar hábitos comuns para impedir que no próximo verão não tenha um ambiente propício para a proliferação do mosquito. "Manter terrenos baldios limpos, não jogar lixo no meio ambiente e não permitir acúmulo de água parada, são medidas para o ano todo", reforça.
Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação