Sistema de PRV ganha força em Descanso e região

       A produção de leite na região Extremo Oeste, é uma das principais fontes para a geração de rendas às famílias rurais. Nesse sentido, a Administração Municipal por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura e a Epagri de Descanso, promoveram entre terça (8) e quinta (10), um curso sobre Pastoreio Racional Voisin – PRV. O sistema consiste na rotatividade de pastos, divididas em áreas. Com ele, se permite a diminuição de custos na atividade leiteira e, também, reduz, consideravelmente, o impacto ambiental. Participaram das atividades, extensionistas da Epagri, técnicos da prefeitura e agricultores do município da região.
       De acordo com o extensionista rural da Epagri de Descanso – Zolmir Frizzo, o método PRV atende os princípios da sustentabilidade. "A ideia é difundir entre os agricultores e motivá-los pra adotar o sistema, tornando as propriedades mais sustentáveis quanto à produção de leite", destacou.
       Para o prefeito, Sadi Bonamigo, é sempre importante investir no fortalecimento da agricultura. "O maior movimento econômico de Descanso vem da agricultura, correspondendo mais de 70%. O curso foi uma das oportunidades para que os nossos técnicos e, principalmente, nossos agricultores, busquem um maior qualificação", enfatizou Bonamigo.
       Palestras
       O professor da UFSC e pós-doutorado em PRV no Canadá, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, ministrou palestra e destacou a importância de se adotar o sistema nas propriedades. "A universidade tem o compromisso social com os agricultores. O PRV é uma das alternativas para fazer com que eles permaneçam no campo com uma boa renda e vida digna", falou. Ainda segundo ele, esta é a única maneira que reduz custos e aumenta, consideravelmente, a produção do leite. "Por isso é bom buscar informações através de leitura, debates e cursos. Os agricultores têm que ter personalidade, pois tem muita gente contra o sistema porque com o PRV, se compra menos insumos agrícolas, como fertilizantes e sementes", revela.
       Já a médica veterinária, Luciana Honoratto, mencionou sobre a saúde animal. Segundo ela, a prevenção garante bons resultados. "O produtor precisa refletir a produtividade. É preciso antecipar atitudes e estratégias para prevenir doenças", comentou.

  Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação da Prefeitura