Animais peçonhentos são ameaças no verão
Nesta época do ano se deve ter um cuidado redobrado com animais peçonhentos. Picadas, mordidas ou contato com aranhas, cobras, abelhas e taturanas apresentam incidências frequentes registradas pela Secretaria Municipal de Saúde de Descanso. Para que a população possua maiores orientações, os moradores das comunidades da Estratégia Saúde da Família 3 foram orientadas através da realização de palestras por meio da Vigilância Epidemiológica.
Conforme a enfermeira, Silvia Orlandini, a ideia é, neste ano, levar informações às outras duas equipes existentes, pois no período do calor os animais peçonhentos procuram lugares mais arejados e o contato, na maioria das vezes, se torna inevitável. "Caso aconteça a picada ou mordida é importante que a pessoa identifique se o animal é venenoso ou não e tome os procedimentos cabíveis porque algumas vezes faz-se necessária a aplicação de um soro que iniba o efeito no organismo humano", explica.
O secretário municipal de Saúde, Marcos Bortolanza, diz que as orientações diretamente nas comunidades são apresentadas imagens e fotos dos animais que mais atacam pessoas na região. "Assim é possível desenvolver mecanismos que reduzam a quantidade de acidentes, levando maior segurança aos munícipes com relação às medidas a serem tomadas diante de um acidente com animal peçonhento", garante.
Para este ano está programado o roteiro de atividades junto com os grupos das Estratégias Saúde da Família.
Assessoria de Comunicação