Mandala de ervas traz orientações sobre medicina alternativa
A ideia surgiu de uma conversa e hoje, construída, é considerada por muitos, um cartão postal. Inaugurada um dia antes de comemorar os 54 anos de Descanso, a mandala ‘Espaço Semente Viva' teve o apoio direto de empresários e autônomos que dispuseram de aproximadamente R$ 8 mil para construí-la. Localizada na avenida Martin Piaseski, ao lado do Centro Municipal de Saúde, a mandala, canteiro de ervas medicinais, possui amostra de 12 chás, jardinagem, iluminação, placas e, quiosque com mesa e bancos.
Segundo o secretário de Obras e Urbanismo – Fábio Berté, a mandala foi sugerida através do morador Ciro Rodrigues, que trabalha com medicina alternativa. "Ele me contou que este espaço deu certo em um município do Rio Grande do Sul e com base nisso, resolvemos construir uma em Descanso e mostrar a população as funções dos muitos chás tradicionais", revela.
Como qualquer construção necessita de recursos, Berté procurou envolver empresários e autônomos. "Praticamente os custos pela administração municipal foi zero. Então quero agradecer, primeiramente, Jussara Pacheco – esposa do vice-prefeito, Airton Pacheco, pelo empenho na busca dos patrocínios, ao Grupo Guapo por ceder as mudas e efetuar o plantio, os funcionários da pasta e todos os meus colegas de trabalho que participaram dos mutirões", diz.
Ainda segundo o secretário, o espaço está à disposição de toda a população. Há na mandala ervas melissa, mil-folhas, pulmonária, tomilho, hortelã, arruda, alecrim, manjerona, tansagem, canforeira, alfazema, arnica de flor amarela.
Assessoria de Comunicação