Estudantes e mulheres são beneficiadas com programação diferenciada

       Quase 200 usuários da Estratégia Saúde da Família 3 tiveram uma programação diferente entre os dias 4 a 8 de outubro. É que na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde atendeu 144 estudantes de 5 a 12 anos pertencentes ao Jardim e do 1º ao 4º ano da Escola Estadual Itajubá. Os profissionais realizaram a avaliação odontológica aprofundada, como auxílio no diagnóstico de cárie e problemas bucais e, aplicação de flúor. Por outro lado, a equipe também efetuou o preventivo do câncer do colo de útero e orientação para 42 mulheres quanto ao auto exame de mamas.
       Em relação à Saúde da Mulher, a enfermeira Andréia Lopes disse que como houve a disponibilidade de atendê-las em dois períodos, a procura foi grande. "Essa programação superou as expectativas e qualquer alteração detectada, elas serão encaminhadas para o médico que vai fazer uma melhor avaliação e tomar os encaminhamentos necessários", destaca.
       Sobre a Saúde Bucal, a odontóloga Edilene Neumann comenta que além dos atendimentos, os estudantes perceberam a importância de visitar o dentista periodicamente. "Eles também passaram por um dia de lazer, assistiram filmes e ganharam marca de livro e máscara com formato de dente, desenhos para colorir e um kit com pasta e escova", acrescenta.
       A profissional Edilene agradeceu a colaboração da Secretaria Municipal de Educação que disponibilizou o transporte e ainda a compreensão por parte da direção da Escola Estadual Itajubá. "O sucesso da programação se deve também a essas parcerias", conclui.


   Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação da Prefeitura