Caminhadas cívicas marcam o Dia da Independência em Descanso

       Os 188 anos de Independência do Brasil foram comemorados em Descanso, por dois momentos, sendo que pela parte da manhã no centro da cidade e a tarde no distrito de Itajubá. As manifestações de civismo e patriotismo envolveu o público, bem como diretores de escolas, professores, estudantes e membros de entidades, grupos e associações. As caminhadas tiveram o acompanhamento da Banda Municipal Thomaz Koproski, reativada no ano passado pela atual Administração Municipal, sendo que neste ano teve parceria com a Escola de Educação Básica Itajubá. Logo cedo, às 6h da manhã, os 50 integrantes percorreram as ruas da cidade com a realização da alvorada.
       A execução dos hinos do município, Independência e do Brasil, em momentos diferentes, fez com que cada participante refletisse sobre o porquê da organização dos eventos. Nos pronunciamentos, o prefeito de Descanso – Sadi Bonamigo enalteceu a presença da população e falou sobre a busca da melhoria na qualidade de vida. "Como é bonito ver o povo reunido para celebrar esta data. O Brasil trilhou um grande caminho e desde a independência, muitos avanços foram dados. Mas não paramos por aí, pois queremos o melhor para cada munícipe descansense e é isso o compromisso da nossa equipe de governo. Sinto orgulho e carinho em pertencer a este lugar, a esta terra", ressaltou.
       De acordo com a descansense Claci Antunes Czarnobay, toda sua família, representando entidades diferentes, participou da caminhada realizada na cidade. "Achei muito bonito esse resgate, pois valoriza a terra onde nós nascemos e vivemos", comentou Claci. Por sua vez, no distrito de Itajubá, o morador Carlos Maziero disse ser ótimo retomar a caminhada. "Eu gostei. Valeu à pena porque esses momentos já estavam esquecidos em nosso município", lembrou Maziero.
       Para o secretário municipal de Educação e Cultura – Norberto Araldi, além da programação estendida para o distrito de Itajubá, neste ano superou as expectativas, repetindo o sucesso de 2009. "Participaram aproximadamente 3 mil pessoas na cidade e 700 em Itajubá. Agradecemos a todos que foram parceiros para que as caminhadas se transformassem no sucesso conquistado. O civismo ficou marcada pela cultura descansense", enfatizou.

  Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação da Prefeitura