Peti ensina cuidados com a cozinha e preparação de pratos
Quando alguém estiver na cozinha preparando algum prato, muitos cuidados são fundamentais para se prevenir contra qualquer tipo de incidente que possa ocorrer. Pensando nisso, crianças/adolescentes inseridas no Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Descanso estão aprendendo com as próprias merendeiras o que deve e não deve ser feito.
As profissionais Íres Paini e Neide Pelinson ensinam também na preparação de vários pratos simples e deliciosos (para o lanche e até mesmo para as refeições básicas do dia a dia), com exceção frituras, para um grupo de quatro estudantes que fazem revezamento a cada semana. Conforme a coordenadora, Josemari Leal, muitos foram os motivos de levar a ideia adiante. "Todos costumam ajudar a mãe na cozinha, especialmente as meninas, ou fazem pratos quando estão sozinhos. Por isso tivemos a ideia de aproveitar as nossas merendeiras, que não deixam de ser professoras nessas horas, e ensinar aos estudantes como melhor preparar algum prato com todo cuidado necessário que se deve ter", enfatiza. Na quarta-feira, 16 de junho, na parte da tarde, o grupo fez dois bolos assados.
Nos próximos dias, será ministrado, de forma gratuita por Nilce Nora, um curso de confecção de roupas de bonecas. Para a coordenadora, a capacitação pode despertar, no futuro, uma profissão.
Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação da Prefeitura