Plano de Saneamento Básico será elaborado junto com a comunidade

       A Administração Municipal de Descanso e população em geral estarão empenhadas nos próximos dias para elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB. Na sala de reuniões da prefeitura, 31 de maio, ocorreu reunião com todos os secretários do governo municipal e representantes de entidades que compõe o Grupo Executivo de Saneamento – GES. Este grupo, bem como, profissionais técnicos apontarão ações de desenvolvimento nas áreas de abastecimento de água, sistema de esgoto, drenagem urbana e destino de resíduos em todo o município.
       Para a elaboração do plano, o município conta com a empresa Prosul, contratada pelo Estado. Já na próxima sexta-feira, 04 de junho, uma técnica da empresa, engenheiro civil – Pedro Dias, secretário de Obras e Urbanismo – Fábio Berté (Tady) iniciarão o diagnóstico sobre potencialidades e deficiências. Conforme o prefeito Bonamigo, Descanso está sendo penalizado por não existir projetos desse tipo. "Desde o início do nosso governo, estamos encontrando dificuldades em avançar nas mais diversas áreas por não se ter seguido padrões e normas de modernização do próprio município. Nós poderíamos estar projetando Descanso com outras ações e temos que reestrutura-lo, realizando muitos projetos que poderiam ter sido feitos pelas administrações anteriores. Isso está travando nossos planos propostos frente à população", diz.
       Além deste plano de saneamento básico, Bonamigo informou que o município elaborará o Plano de Habitação e fazer um novo Plano Diretor com valor estimado em R$ 65 mil. "Já houve licitação e a empresa já assinou o contrato. Os investimentos são significativos e necessários que estamos fazendo e que poderiam estar sendo investidos em outros setores da sociedade. Contudo, estamos preparando o município para crescer e se desenvolver com sustentabilidade", salienta Bonamigo.
       Segundo o secretário de Administração e coordenador do GES, Paulo César Busnello, será fundamental a participação da sociedade quando forem solicitadas nas reuniões, oficinas e audiências públicas. "Os problemas com o Saneamento Básico é mundial. Por isso, é importante os munícipes buscarem esclarecimentos e orientações nos encontros que estarão sendo programados e divulgados pelos meios de comunicações, pois assim se terá um real diagnóstico da situação", enfatiza.
       Até ao final deste ano, o plano municipal de saneamento deve estar concluído.

 Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação