Comunidade de Laranjeiras não pertence a Descanso
Diante de vários rumores, a Administração Municipal de Descanso, no sentido de proporcionar segurança e tranquilidade, reuniu familiares da comunidade de Linha Laranjeiras, a fim de esclarecer se aquele território pertence à Iporã do Oeste ou Descanso. Por duas ocasiões, representantes dos Poderes Executivos e Legislativos de ambos os municípios, discutiram com os moradores para saber do interesse em permanecer naquela municipalidade ou ser reanexada através de processo legal para o município de Descanso.
Conforme lei nº 11.340 de oito de janeiro de 2000, publicada no Diário Oficial de Santa Catarina nº 16.328 de 10 janeiro de 2000, a comunidade pertence à Iporã do Oeste. O Estado realizou a revisão de limites de fronteiras e a comunidade foi inclusa ao município vizinho.
O secretário de Administração de Descanso, Paulo César Busnello, diz que a iniciativa de realizar os encontros foi saber qual a posição dos moradores frente à situação encontrada, pois legalmente a comunidade é de Iporã desde 2000. Ele lamenta que ao passar dos anos, aqueles munícipes foram atendidos em todas as áreas de forma precária: "É uma questão muito séria, pois havia a dúvida para qual município pertencia à comunidade de Linha Laranjeiras. Realizamos as reuniões para compreender e esclarecer os fatos com o objetivo de proporcionar tranquilidade e segurança para aquela comunidade que legalmente pertence ao município de Iporã do Oeste", complementa Busnello.
Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação