Administração dá continuidade na manutenção dos meios hídricos naturais com o projeto de proteção

       Em 2009 a Administração Municipal de Descanso por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente abriu inscrições para saber da necessidade de proteção de fontes d'água. Na primeira etapa, 150 familiares se interessaram em aderir ao programa "Água Boa – Vida Saudável". A Epagri/Projeto Microbacias 2 é parceira do programa ao disponibilizar um técnico para acompanhamento dos trabalhos.
       A Administração subsidia até 3 tubos de 60mm, transporte de rachão da pedreira até a propriedade e a abertura do reservatório com até 5 horas gratuitas onde serão colocados os tubos e as pedras. Cabe ao produtor entrar com as despesas das pedras e a lona plástica. Há ainda a participação da família local e das demais daquela comunidade para a construção e proteção da fonte coletiva. O programa iniciou no mês de fevereiro deste ano e se estendeu pelas comunidades de Linhas Jacutinga, Gaúcha, Leste, Barra do Veado, Sanga Curta, Santa Lúcia e São Brás, sendo construídas e protegidas 38 fontes até a data de 13 de abril.
        Conforme o secretário, José Roque Roman, para se ter um bom aproveitamento das máquinas, é necessário seguir um roteiro de distribuições do material e das construções das fontes. "Nos próximos dias, as comunidades a serem beneficiadas com o programa são as Linhas Famoso, Bela Vista Durigon, São Valentin, Linha Pântano e distrito de Itajubá", complementa Roman.
       Depois da conclusão dos trabalhos em uma propriedade, o agricultor pode solicitar junto a Vigilância Sanitária Municipal, a análise da portabilidade da água.

  Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação da Prefeitura