Pedágio é desenvolvido para lembrar e conscientizar sobre o dia mundial contra Aids
A Equipe Estratégia Saúde da Família – ESF 3, através da secretaria municipal de Saúde de Descanso, composta por enfermeiras, dentista, técnica de enfermagem e agentes de saúde, promoveram na manhã desta terça-feira (01/12), no Distrito de Itajubá, um pedágio para lembrar o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, que tem como tema "Una-se a esta causa! Diga não ao preconceito e à discriminação". A atividade perdurou pela manhã e foram entregues folders educativos e preservativos.
Todos que passavam pelo local, independentemente se estavam de motos, carros, caminhões e carretas, ou moradores que transitavam, ganhavam o kit preventivo.. Conforme a enfermeira, Andréia Lopes, o trabalho visou lembrar a população que a AIDS está presente no dia a dia: "A atividade foi uma forma educativa de orientar e esclarecer dúvidas. Na maioria das vezes, as pessoas esquecem que o vírus é transmitido se não há prevenção necessária para evitar o contágio", ressalta a enfermeira.
Sobre o preconceito, ela afirma: "O preconceito para quem é aidético deve ser abolido de vez pela sociedade", admite Andréia. A maioria das pessoas que receberam o kit tinha faixa etária acima de 30 anos.
Para o morador de Iporã do Oeste, João Alexandre Henz, 52 anos, músico, essa atividade deve acontecer mais vezes: "É positivo o trabalho que estão sendo realizados em Descanso. Isso deve acontecer mais seguidamente em todos os municípios. Parabéns!", diz Henz.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcos Bortolanza, "o perfil epidemiológico da doença revela um aumento da incidência em adultos e uma estabilização na população jovem. Diversos estudos apontam que o preconceito está relacionado ao aumento do número de casos. Os profissionais da secretaria municipal de saúde de Descanso estão engajados na luta contra o HIV e a população tem papel fundamental nesta campanha", revela o secretário Bortolanza.
A Polícia Militar acompanhou o trabalho e colaborou orientando os motoristas que passavam pelo pedágio.
Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação da Prefeitura