Acompanhamento psicológico é indispensável no Peti de Descanso
A infância e adolescência são períodos de transição. Com esta premissa, a secretaria do Bem Estar Social por meio da Administração Municipal de Descanso estabeleceu a importância do acompanhamento psicológico das 100 crianças que frequentam o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI.
Elas recebem acompanhamento semanal da Psicóloga Priscila Jaroseski Giron para que através deste, tenham maior facilidade de reconhecer seus sentimentos e assim verificar a necessidade individual de um acompanhamento de psicoterapia clínica: "As crianças e adolescentes participam de atividades que contribuem no autoconhecimento e este trabalho tem como foco não apenas auxiliá-los em seu desenvolvimento, mas também oferecer aconselhamentos aos seus cuidadores", destaca a psicóloga.
Várias são as atividades realizadas através de técnicas expressivas e de relaxamento. Conforme Priscila, a partir das descobertas, se reconstrói outras maneiras desses alunos se posicionarem no mundo: "Há a facilitação de entrar em contato com seu "eu" possibilitando perceber-se, compreender seus sentimentos, relacionamentos em grupos, entender o outro em sua subjetividade, além do próprio relaxamento", fala Priscila.
Paralelamente ao trabalho com os alunos, realizam-se sessões de orientação aos pais, imprescindíveis para o sucesso do processo, pois trazem informações valiosas sobre a criança/adolescente, além de permitir apoio e esclarecimentos aos mesmos.
Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação da Prefeitura