Descanso realiza conferência municipal de saúde ambiental
A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Descanso realizaram na tarde de ontem, (09), no Centro de Convivência de Idosos, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental. O lema do evento foi "Saúde e Ambiente: Vamos cuidar da gente" e como tema "A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis".
Com a participação de 80 pessoas, entre autoridades, profissionais de saúde e população em geral, o Engenheiro Agrônomo, Ivan Canci, presidiu palestra abordando várias questões a fim de orientar e explicar quais as formas que o ser humano pode contribuir para promover saúde com qualidade.
Segundo Canci é preciso haver conscientização em relação à preservação do meio ambiente: "foi criado um modelo de desenvolvimento e cabe a nós repensar este modelo, porque as ações que o homem da cidade e do campo desenvolve tem degradado muito o ecossistema", argumenta.
Para ele, recuperar fontes, nascentes e a mata ciliar, bem como, criar novas formas de produção de alimentos, realização de limpeza de lotes e campanhas de materiais recicláveis, são meios que contribuirão para a saúde de todos os seres.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcos Alberto Bortolanza: a "conferência foi um instrumento importante para discutir a situação atual e elencou propostas concretas para melhorar a situação de saúde da população", ressalta Bortolanza.
A coordenadora da 1ª CMSA, Alesandra Tumelero, diz que o evento atingiu seus objetivos: "tivemos um boa participação da população em geral. Foi sucesso em todos os aspectos, inclusive na construção de propostas estratégicas em saúde ", fala Alesandra.
Foram identificados três eixos no sentido de auxiliar a condução dos debates: Eixo 1: Desenvolvimento e sustentabilidade sócio ambiental no campo, na cidade e na floresta. Eixo 2: Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios. Eixo 3: Democracia, educação, saúde e ambiente: políticas para construção de territórios sustentáveis.
Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação da Prefeitura