Autoridades regionais discutem a cadeia produtiva regional do peixe

       Estiveram reunidos no salão nobre da prefeitura de São Miguel do Oeste na tarde de ontem (14/07), representantes de 17 municípios ligados a Ameosc e Amerios. Na ocasião foram discutidos temas relacionados a cadeia produtiva regional do peixe.
       Segundo o secretário de Agricultura de Descanso, José Roque Roman, a reunião é resultado do Seminário Regional da Piscicultura, ocorrida no dia 15 de junho deste ano no município e também de decisões do encontro de secretários municipais de agricultura, realizado no dia 25 daquele mês em Dionísio Cerqueira.
       O secretário de Administração, Paulo Luxen, diz que foi constatada a necessidade de uma articulação regional para impulsionar a atividade. "Esta atividade só será desenvolvida com consistência e oferecidas condições para os agricultores com articulação no que diz respeito a assistência técnica, a infra estrutura, ou seja, máquinas adequadas e a comercialização", destaca Lauxen.
       Muitas questões foram colocadas em pauta, tais como: a assistência técnica; programas de horas máquinas (subsidiadas pelo ministério) e máquinas para melhorar as condições dos tanques e açudes, comercialização do peixe vivo e industrialização. 
      Diante disso, será entregue ao Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, um relato expondo a situação e interesse das administrações da região para melhor desenvolver a atividade. Gregolin receberá este relato, no próximo dia 20 de julho, quando haverá a ativação do Escritório Regional do Ministério da Pesca, no município de Chapecó.

    Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação da Prefeitura