Descanso apresenta propostas para Conae e elege seus delegados

       A Secretaria Municipal de Educação de Descanso realizou hoje (08/07), a Conferência Municipal de Educação. O principal objetivo do evento foi definir as políticas educacionais para a próxima década e contou com a participação de representantes de várias entidades e organizações, além de servidores públicos municipais, estaduais e filantrópicos ligados à área.
       A conferência foi realizada no Auditório E.E.B. Everardo Backheuser e transcorreu o dia todo. Pela parte da manhã, houve pronunciamentos de autoridades e na seqüência a palestra com o deputado estadual Pedro Uczai.
       O secretário municipal de Educação, Norberto Araldi, agradeceu todos que contribuíram para que a conferência municipal pudesse ser realizada. "A comissão está de parabéns por organizar este que é um momento único e histórico na qual a nação brasileira está tendo a oportunidade de discutir a educação na base, ou seja, nos municípios", salienta. O secretário avalia positivamente os trabalhos realizados. "A conferência em si foi ótima, pois atendeu as expectativas da comissão organizadora", destaca.
       Para o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Márcio Bortolotto, só pode criar uma sociedade mais justa quando há uma educação de qualidade. "Para isso acontecer, cabe a participação com responsabilidade de cada um que está presente nesta conferência", destaca.
       O prefeito de Descanso, Sadi Bonamigo, diz que o governo federal por meio do Ministério de Educação acertou a proposta de realizar as discussões que irão nortear a elaboração de um novo sistema nacional. "Discutir políticas educacionais de baixo para cima, significa avançar em diretrizes e estratégias de ação que possibilitará trazer uma nova realidade de ensino em nosso país", comenta.
       Ainda estavam presentes na solenidade de abertura, Nabor Corrêa – gerente regional de Educação, Pedro de Souza – gerente estadual de Ensino Médio Profissional, Airton Pacheco – vice-prefeito de Descanso.
       Na seqüência do evento, o palestrante Pedro Uczai, abordou os eixos temáticos provocando a discussão e reflexão sobre a construção de um sistema nacional de educação. Ele destacou a importância de ter uma educação de qualidade, pública e gratuita para todos. Uma das propostas mais enfatizadas foi a defesa da nacionalização da educação.
       À tarde, os conferencistas foram divididos em 6 grupos para debaterem os temas dos seis Eixos Temáticos propostos. São eles:
– Papel do estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional;
– Qualidade da educação, gestão democrática e avaliação;
– Democratização do acesso permanência e sucesso escolar;
– Formação e valorização dos profissionais da educação;
– Financiamento da educação e controle social, e
– Justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade;
       Segundo Araldi, ao término da conferência, 12 delegados foram escolhidos para representar o município na etapa regional que acontecerá no mês de agosto, com as Gereds de Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste e Itapiranga.
       A estadual está programada para ocorrer no mês de novembro e a Conferência Nacional de Educação – CONAE, será em abril de 2010.

  Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação da Prefeitura