Vacinação contra a paralisia infantil inicia segunda
De 15 a 26 de junho, acontece em Descanso a primeira fase da campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil, quando devem ser vacinadas as crianças com até cinco anos de idade. No município, a meta é atingir 501 crianças.
Os pais ou responsáveis devem comparecer ao posto central ou nos locais de roteiros, levando a carteira de vacinação.
O secretário municipal de Saúde, Marcos Bortolanza, ressalta a importância das duas gotinhas. "Proteger as crianças contra a paralisia infantil é garantir qualidade de saúde para com as crianças", comenta.
Ele lembra que o dia "D", é sábado, dia 20 de junho. "Neste dia, a sala de vacinas estará aberta das 8 às 17h, sem fechar ao meio dia", enfatiza.
Ainda conforme Bortolanza, na oportunidade será atualizada a carteirinha de vacinação das crianças dentro desta faixa etária.
A poliomielite ou paralisia infantil, como é mais conhecida, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que se manifesta de diversas formas. A vacina é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a única forma capaz de erradicar a doença. O último caso de poliomielite foi registrado no Brasil foi em Souza, na Paraíba, em 1989.
Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação da Prefeitura