Hepatites Virais

       Nesta semana, (18 a 22) de maio, é comemorada a semana de prevenção as hepatites virais. Este ano com o tema " não deixe essa doença se esconder em você".
       A hepatite, é uma doença que causa inflamação no fígado podendo evoluir para cirrose e câncer. Ela pode ser provocada por abuso de bebida alcoólica, transmissão de pessoa a pessoa, transmissão fecal-oral, reação de alguns remédios e também por vírus.
       As hepatites B e C no geral não apresentam sintomas, podendo assim que uma pessoa permaneça com o vírus pela vida toda e não saber que está contaminada. Quando os sintomas aprecem são na forma de: pele e olhos amarelados, cansaço, dor na região do fígado, urina escura, fezes claras, perda do apetite, tontura, enjôo e alterações em exames laboratórios.
       É importante salientar que uma gestante portadora do vírus B, pode transmitir para o seu bebê. Desta forma os recém nascidos de mães portadoras do vírus, recebem a vacina e a imunoglobulina B nas primeiras 12 horas após o nascimento, isto representa a proteção imediata para o recém nascido sendo administrado no próprio hospital.
       Este exame que detecta o vírus da hepatite B é obrigatório para todas as gestantes, sendo oferecido gratuitamente na rede pública de saúde, assim como para os demais grupos de risco como: vitimas de abuso sexual, parceiros sexuais de portadores do vírus, contatos domiciliares, usuários de drogas injetáveis, pessoas que praticam sexo sem uso de preservativos e aquelas que receberam sangue antes de 1993.
       Em Santa Catarina, a vacina contra hepatite B é oferecida na rede pública desde o ano de 1994 para pessoas menores de vinte anos ou para aquelas pessoas com maior risco de adquirir o vírus.
       Maiores informações podem ser obtidas no Centro Municipal de Saúde de Descanso com o setor de epidemiologia que são a técnica Edilene Lorenski ou enfermeira Silvia Orlandini.

  Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação da Prefeitura