Encaminhamentos de exames ganham destaque na saúde em Descanso

       A secretaria de Saúde de Descanso está dando seqüência a campanha dos encaminhamentos para realização de exames.
       O secretário, Marcos Bortolanza diz que até o momento foram encaminhados em torno de 50 exames de mamografias. Ele lembrou que existiam 150 exames agendados em anos anteriores, e essas pessoas inscritas podem participar da campanha. "Basta que a pessoa vá até a secretaria municipal de Saúde para fazer os devidos encaminhamentos", fala. Os convênios estabelecem preços reduzidos em torno de 50% do seu valor.
       De acordo com dados Instituto Nacional do Câncer (INCA) a cada ano, cerca de 11 mil mulheres morrem de câncer de mama no Brasil. Também com a falta de tratamento preventivo, muitas mulheres sofrem com outros problemas que podem deixar seqüelas.
       O número é alarmante, mas, no entanto esse crescimento é devido ao grande trabalho do governo federal em oferecer exames para a descoberta dessa doença na qual anos atrás a população não tinha acesso.
       Outro assunto abordado por Bortolanza é com relação ao atendimento do médico cardiologista. Segundo ele, os atendimentos ocorrem normalmente. "Quero salientar que para receber atendimento do médico cardiologista, primeiramente deve haver encaminhamentos de um outro profissional médico", conclui. O Dr. Giovane Spricigo está atuando também no hospital da Fundação Médica com avaliações e internamentos.

  Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Comunicação da Prefeitura