Agricultores discutem comercialização de fruticultura e olericultura

       A Secretaria Municipal de Agricultura, Epagri e Micobacias 2, promoveram na última sexta-feira (13) reunião com os agricultores que desenvolvem atividades de fruticultura (uva, pêssego, figo, caqui e outras) e hortaliças diversas no município de Descanso.
       A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e teve a presença da equipe do CONSAD Extremo Oeste (Consórcio Intermunicipal de Segurança Alimentar, Atenção a Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Local) que atua em 19 municípios. O objetivo foi tratar do SECAF (Sistema Estadual de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária). Por meio deste sistema, se fará acontecer às políticas públicas que o governo federal coloca a disposição dos agricultores. Segundo o coordenador do CONSAD, Silvio Dhil, nele constará todas as informações necessárias, sabendo quais são os produtores que trabalham com os diferentes produtos.
       Dhil comenta que no caso de Descanso se deve elaborar profundamente o estudo da cadeia produtiva da fruticultura e olericultura. Salientou que a preocupação é sobre a comercialização da produção a nível regional e isso depende do comprometimento do Poder Público Municipal, órgãos de assistência técnica, sindicatos e agricultores.
       Um outro ponto importante que Descanso tem é a disponibilidade de um galpão com câmaras de resfriamento que está sob os cuidados dos produtores Máster Frutas. Essas câmaras podem abranger a região toda.
       Para o secretário de Agricultura, José Roque Roman, é uma oportunidade a mais para os produtores do município agregar renda em suas atividades. "O consumo de frutas e hortaliças está sendo introduzido fortemente na merenda e lanche nas escolas e creches", diz o secretário.

  Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Imprensa da Prefeitura