PETI um novo olhar para a criança-adolescente descansense
100 crianças de 07 a 14 anos de Descanso exercem várias atividades de lazer, cultura e educação. Elas são atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), coordenados pela Secretaria do Bem Estar Social do município.
Muitas são as atividades socioeducativas ofertadas, como por exemplo: escultura em vários materiais (argila, sabão, gesso), bisqüi, atletismo, pintura em tecido, crochê, caixas em micro ondulado, ponto cruz e tantas outras que são desenvolvidas o dia todo. Quem estuda de manhã participa do programa à tarde e vice-versa.
A coordenadora do programa, Josemari Leal, diz que o trabalho é gratificante porque há um respaldo significativo por parte das crianças e adolescentes. Ela disse também que existem vários projetos a serem colocados em prática.
Ao meio-dia as crianças ganham almoço, tanto aquelas que vão para a escola, ou que chegam para iniciar os trabalhos pela parte da tarde.
O objetivo do PETI é retirar crianças e adolescentes do trabalho infantil, que coloca em risco a saúde e a segurança delas; garantir o acesso e permanência das crianças e adolescentes nas escolas de ensino fundamental e participação das crianças e adolescentes na sociedade.
A secretária do Bem Estar Social, Marise Prévide Giombelli, acentuou que as atividades são fundamentais por oportunizarem atividades variadas no período escolar, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e talentos específicos.
O corpo técnico do programa PETI em Descanso é composto pela coordenadora, uma psicóloga, 3 monitoras, 2 merendeiras. A família que for inserida no PETI recebe uma bolsa mensal do governo federal por cada filho.
Deonir Dalpias (Paulo Dim) – Assessoria de Imprensa da Prefeitura